História

 Em janeiro e fevereiro de 1975, a Diretoria da Federação dos Empregados de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizou quatro Assembléias Gerais na tentativa de criar uma Associação, porque antes da Constituição de 1988, este era o procedimento.
 No dia 12 de março de 1975, o atual Presidente do Sindicato foi convidado para participar de uma reunião, onde tomou conhecimento do assunto do dia: Criação e formação da Associação dos Profissionais de Enfermagem de Niterói com um quorum de 1500 (hum mil e quinhentos) sócios, 12 companheiros foram escolhidos para sindicalização no dia 29 de março apresentaram á Diretoria da Federação 1585 (Hum mil, quinhentos e oitenta e cinco) propostas preenchidas e assinadas, juntamente com os valores das mensalidades sociais, neste mesmo dia foi empossada a Diretoria.
 A Federação ficou imcubida de encaminhar toda documentação ao Ministério do Trabalho, para transformar a Associação em Sindicato.
 Em 29 de dezembro de 1976, foi conhecido Portaria nº 304465/76, como Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas, Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Empregados em Estabelecimentos de Serviços da extensão de base, assim relacionadas: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaboraí, Magé, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Gonçalo, São Pedro D’aldeia, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Niterói.
 Como a Associação não tinha poder jurídico, em junho de 1977, foi instaurado o primeiro (dissídio coletivo) como Sindicato, transformando em Convenção Coletiva de Trabalho com abrangência para todos empregados em estabelecimentos de Serviços de Saúde de toda base Territorial que compete a esta entidade.
 De acordo com a Consolidação da Lei do Trabalho (CLT) os municípios organizados em Sindicatos, a representação da categoria profissional, a responsabilidade fica a cargo da Federação que representa a categoria profissional que representa como suscitante, tendo em vista que o sindicato dos profissionais de enfermagem, técnicos, duchistas e massagistas e empregados em hospitais, clínicas e casas de saúde foi reconhecido em 29/12/1976 com data em 1º de julho de cada ano.
 A negociação coletiva de trabalho referente a 76ª 77 foi negociada com a (Federação dos Empregados de Saúde do Estado do Rio de Janeiro).
 Em abril de 1977 deu-se início a preparação documental para se discutir convenção coletiva, acordo coletivo de trabalho ou não havendo consenso e instauração do dissídio coletivo de 1977 a 1978.
1º - Preparo da pauta de reivindicação salarial;
2º - Edital de convocação a ser publicado em jornal de grande circulação na base;
3º - Distribuição de circular convocatória em todas as empresas na base.
 No dia 12 de maio de 1977 foi realizado a primeira Assembléia Geral Extraordinária, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde legalmente representando a categoria profissional que lhe empresta o nome em Niterói.